27 maio, 2006

TANGRAM OVAL

CONSTRUÇÃO
1. Desenho de uma circunferência com um raio qualquer (por exemplo 4 quadrículas).
2. Divisão da circunferência em quatro partes iguais.


3. Com a ponta seca do compasso em A, com abertura até ao ponto B, traçado do um arco de circunferência conforme na figura.O mesmo procedimento colocando a ponta seca em B.


4. Traçado de dois segmentos de recta (a traço interrompido na figura).


5. Desenho da circunferência de centro em C e que passe por E e por F.


6. Desenho de de outra circunferência, com o raio igual ao da anterior, que passe por D e com centro em I.


Recorte das peças em cartolina ou outro material de forma a obter o TANGRAM OVAL.Usar diferentes cores para peças diferentes.





O tangram oval, também conhecido por ovo mágico ou ovo de Colombo, tal como o tangram clássico propõe a construção de figuras a partir do número limitado das suas peças.

A principal característica deste tangram é o facto de possuir bordas curvas o que permite explorar, alem de linhas rectas, o uso de linhas concordantes na construção das figuras. As suas peças são obtidas a partir da divisão de um óvulo.

É constituído por:

1- Dois triângulos isósceles curvos;
2 – Dois triângulos rectângulos curvos;
3 – Dois triângulos rectângulos grandes;
4 – Um triângulo rectângulo pequeno;
5 – Dois trapézios curvos.

O trabalho que aqui se apresenta propõe a exploração deste tangram recorrendo ao computador. Trata-se de um jogo que permite recriar as figuras apresentadas e confirmar a sua resolução. Neste jogo existe uma secção que permite visualizar uma animação com a exemplificação da construção geométrica deste tangram. Deste modo é possível realizar a sua construção em cartão ou noutro material.

Este jogo pretende ser o ponto de partida, ou um instrumento de motivação dos alunos, para uma abordagem deste tema na sala de aula.

iniciar o jogo

Fotos da sessão de exploração do tamgram oval (26/04/2006).