26 maio, 2006

planificação da unidade de trabalho "A embalagem"

O Ensino da Geometria nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Planificação da Unidade de Trabalho “A Embalagem

EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
6º ano de escolaridade

Trabalho de Grupo

CAMPOS DE INTERVENÇÃO

Equipamento

OBJECTIVOS GERAIS

Desenvolver a Criatividade
· Materializar o desenvolvimento de uma ideia a partir do estabelecendo de novas relações, ou da organização em novas bases.

Desenvolver a Capacidade de Comunicação
· Interpretar e executar objectos de comunicação visual, utilizando diferentes sistemas de informação/representação;
· Empregar adequadamente vocabulário específico.

Desenvolver Aptidões Técnicas e Manuais
· Integrar conhecimentos e aptidões manuais;
· Executar projectos aplicando os materiais e técnicas escolhidas, tendo em conta as suas características;
· Executar operações técnicas com preocupação de rigor, segurança, economia, eficácia e higiene; · Usar utensílios, ferramentas e equipamentos em função dos fins para os quais foram concebidos a fabricados.

Desenvolver a Capacidade de Resolver Problemas
· Aplicar uma sequência lógica na resolução de problemas, avaliando constantemente situações e ideias, quer na organização de espaços, na recolha de informações ou na operacionalização dos projectos.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Comunicação

Problemática do sentido
· Utilizar expressivamente os diversos elementos visuais (cor, representação do movimento, relações de grandeza das figuras, desenho das letras, etc.).

Codificações
· Utilizar diversos códigos visuais (esboço e «vistas» do objecto projectado, mapas, esquemas, cores simbólicas, etc.).

Espaço

Relatividade da posição dos objectos no espaço
· Utilizar correctamente, tanto na linguagem verbal como na linguagem gráfica, os conceitos: vertical, horizontal, oblíquo.

Organização do espaço
· Ter consciência da interacção dos diversos factores que afectam a leitura do espaço (espaço aberto, espaço fechado, etc.).

Forma

Elementos da Forma
· Identificar os elementos que definem ou caracterizam uma forma: luz/cor, linha, superfície, volume, textura, estrutura;
· Relacionar as partes com o todo e entre si (proporções);
· Compreender que a forma aparente dos objectos pode variar com o ponto de vista.

Geometria

Formas e estruturas geométricas no envolvimento
· Entender «geometria» como «organização da forma».

Formas e relações geométricas puras
· Entender a geometria como princípio de economia que se traduz, por exemplo, na normalização de fabricos.

Operações constantes na resolução de diferentes problemas
· Utilizar o material de desenho geométrico com preocupação de rigor;
· Traçado de rectas paralelas e perpendiculares;
· Construção de quadrados e rectângulos.

Material

Origem e propriedades
Utilizar processos de medição relacionados com a natureza dos materiais e objectos a medir.

Operações constantes na resolução de diferentes problemas
· Identificar formas geométricas no envolvimento natural ou criado pelo homem;
· Utilizar traçados geométricos simples na resolução de problemas práticos;
· Compreender a utilização de instrumentos na execução de desenhos técnicos;
· Utilizar o material de desenho geométrico com preocupação de rigor.

Medida

Unidades de medida
· Utilizar instrumentos de medição (metro, transferidor, balança, dinamómetro, relógio, pirómetro).

Instrumentos de medição
· Reconhecer a conveniência das medições rigorosas, quer na recolha de informações, quer na execução dos trabalhos.

ÁREAS DE EXPLORAÇÃO

Construções e desenho
· Desenvolver projectos dentro das várias áreas tendo em conta não só os aspectos científicos, estéticos e técnicos próprios de cada uma delas, mas também os conhecimentos adquiridos desde o início do 2º CEB.

ACTIVIDADES (metodologia)

Método de Resolução de Problemas

Situação
· Construção de uma embalagem.

Enunciado
· Que tipo de embalagem construir?

Investigação
· Recolha de dados em revistas, livros, Internet, etc. sobre o tema (identificação de embalagens geométricas no envolvimento, para apresentação à turma);
· Organização, análise e selecção dos dados recolhidos;
· Estudo dos hexaminós.

Projecto
· Realização de esboços;
· Desenvolvimento da solução escolhida;
· Desenho rigoroso de uma embalagem baseada nos hexaminós e memória descritiva (projecto).
· Elaboração de uma maqueta de uma embalagem utilizando hexaminós.

Realização
· Execução da embalagem.

Avaliação
· Testagem e avaliação do produto final.

MEIOS DE EXPRESSÃO

Técnicas
· Desenho;
· Corte;
· Dobragem;
· Traçagem;
· Vincagem;
· Medição.

Materiais e utensílios
· Lápis;
· Borracha;
· Régua;
· Esquadro;
· X-acto;
· cartolina;
· Tesoura;
· Afiador.

AVALIAÇÃO

· Observação e avaliação do processo de realização e do produto final.