planificação da unidade de trabalho "A embalagem"
O Ensino da Geometria nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
Planificação da Unidade de Trabalho “A Embalagem”
EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
6º ano de escolaridade
Trabalho de Grupo
CAMPOS DE INTERVENÇÃO
Equipamento
OBJECTIVOS GERAIS
Desenvolver a Criatividade
· Materializar o desenvolvimento de uma ideia a partir do estabelecendo de novas relações, ou da organização em novas bases.
Desenvolver a Capacidade de Comunicação
· Interpretar e executar objectos de comunicação visual, utilizando diferentes sistemas de informação/representação;
· Empregar adequadamente vocabulário específico.
Desenvolver Aptidões Técnicas e Manuais
· Integrar conhecimentos e aptidões manuais;
· Executar projectos aplicando os materiais e técnicas escolhidas, tendo em conta as suas características;
· Executar operações técnicas com preocupação de rigor, segurança, economia, eficácia e higiene; · Usar utensílios, ferramentas e equipamentos em função dos fins para os quais foram concebidos a fabricados.
Desenvolver a Capacidade de Resolver Problemas
· Aplicar uma sequência lógica na resolução de problemas, avaliando constantemente situações e ideias, quer na organização de espaços, na recolha de informações ou na operacionalização dos projectos.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
Comunicação
Problemática do sentido
· Utilizar expressivamente os diversos elementos visuais (cor, representação do movimento, relações de grandeza das figuras, desenho das letras, etc.).
Codificações
· Utilizar diversos códigos visuais (esboço e «vistas» do objecto projectado, mapas, esquemas, cores simbólicas, etc.).
Espaço
Relatividade da posição dos objectos no espaço
· Utilizar correctamente, tanto na linguagem verbal como na linguagem gráfica, os conceitos: vertical, horizontal, oblíquo.
Organização do espaço
· Ter consciência da interacção dos diversos factores que afectam a leitura do espaço (espaço aberto, espaço fechado, etc.).
Forma
Elementos da Forma
· Identificar os elementos que definem ou caracterizam uma forma: luz/cor, linha, superfície, volume, textura, estrutura;
· Relacionar as partes com o todo e entre si (proporções);
· Compreender que a forma aparente dos objectos pode variar com o ponto de vista.
Geometria
Formas e estruturas geométricas no envolvimento
· Entender «geometria» como «organização da forma».
Formas e relações geométricas puras
· Entender a geometria como princípio de economia que se traduz, por exemplo, na normalização de fabricos.
Operações constantes na resolução de diferentes problemas
· Utilizar o material de desenho geométrico com preocupação de rigor;
· Traçado de rectas paralelas e perpendiculares;
· Construção de quadrados e rectângulos.
Material
Origem e propriedades
Utilizar processos de medição relacionados com a natureza dos materiais e objectos a medir.
Operações constantes na resolução de diferentes problemas
· Identificar formas geométricas no envolvimento natural ou criado pelo homem;
· Utilizar traçados geométricos simples na resolução de problemas práticos;
· Compreender a utilização de instrumentos na execução de desenhos técnicos;
· Utilizar o material de desenho geométrico com preocupação de rigor.
Medida
Unidades de medida
· Utilizar instrumentos de medição (metro, transferidor, balança, dinamómetro, relógio, pirómetro).
Instrumentos de medição
· Reconhecer a conveniência das medições rigorosas, quer na recolha de informações, quer na execução dos trabalhos.
ÁREAS DE EXPLORAÇÃO
Construções e desenho
· Desenvolver projectos dentro das várias áreas tendo em conta não só os aspectos científicos, estéticos e técnicos próprios de cada uma delas, mas também os conhecimentos adquiridos desde o início do 2º CEB.
ACTIVIDADES (metodologia)
Método de Resolução de Problemas
Situação
· Construção de uma embalagem.
Enunciado
· Que tipo de embalagem construir?
Investigação
· Recolha de dados em revistas, livros, Internet, etc. sobre o tema (identificação de embalagens geométricas no envolvimento, para apresentação à turma);
· Organização, análise e selecção dos dados recolhidos;
· Estudo dos hexaminós.
Projecto
· Realização de esboços;
· Desenvolvimento da solução escolhida;
· Desenho rigoroso de uma embalagem baseada nos hexaminós e memória descritiva (projecto).
· Elaboração de uma maqueta de uma embalagem utilizando hexaminós.
Realização
· Execução da embalagem.
Avaliação
· Testagem e avaliação do produto final.
MEIOS DE EXPRESSÃO
Técnicas
· Desenho;
· Corte;
· Dobragem;
· Traçagem;
· Vincagem;
· Medição.
Materiais e utensílios
· Lápis;
· Borracha;
· Régua;
· Esquadro;
· X-acto;
· cartolina;
· Tesoura;
· Afiador.
AVALIAÇÃO
· Observação e avaliação do processo de realização e do produto final.
<< Home