25 maio, 2006

REFLEXÃO - José Albano

GEOMETRIA E COMUNICAÇÃO VISUAL

A elaboração de sistemas de sinalização visual é uma das mais notáveis formas de utilização da imagem para comunicar.
O mundo é reinterpretado através da combinação criteriosa e simplificada de linhas que desenham formas geométricas simples.
Além da simplicidade, a eficácia comunicacional depende da clareza e do imediatismo da leitura das mensagens que sinalizam o quotidiano.
Com quantas setas nos deparamos no nosso dia-a-dia? Umas que nos empurram para a frente, outras que nos atiram para diferentes lateralidades. A seta é um signo de comunicação visual imediata, aponta-nos um sentido, uma direcção. O poder comunicacional da simplicidade de um triângulo associado a um rectângulo, variando a forma e a posição espacial, representa graficamente um signo de comunicação universal e poderoso.
A sinalização do meio tornou-se fundamental e indispensável à vida das pessoas na sociedade dos nossos dias. Polígonos, círculos, pontos, linhas curvas, rectas e outras linhas combinadas, ajudam-nos a evitar o perigo, obrigam-nos a ir por ali, fazem-nos parar… e seguir por não termos tempo, tudo tem que girar em círculo.
As formas geométricas invadem e organizam o espaço urbano, nos sinais de trânsito, estes sistemas de sinais visuais têm um código que requer ser conhecido pelo receptor para ser descodificado, na publicidade, nos botões de comando, nas máquinas...
Milhares de pessoas circulam todos os dias seguindo mensagens geometrizadas de uma linguagem abstracta que é filtrada e descodificada de imediato, em aeroportos, nas estações de comboio, de metro, nos autocarros e nas ruas.
O meio encontra-se sinalizado, a comunicação faz-se nos grandes centros comerciais, nos hospitais, nos restaurantes, nos cinemas e teatros, nos correios e em ouros serviços procurados pelas pessoas.
A comunicação é constituída por mensagens geométricas que se traduzem em sinais elementares que procuram informar, avisar, identificar ou localizar os serviços de que as pessoas necessitam. Onde ficam os telefones? Onde fica a urgência? E o WC?
O mundo moderno é geométrico desenvolvendo-se em volumes que se repetem em ritmos à escala humana, percorridos por linhas metálicas paralelas e perpendiculares que marcam a tridimensionalidade que usamos e habitamos. Fachadas de vidro reflectem traçados mais sinuosos e obtusos do passado em simetrias de luz.
Este espaço geométrico, no equipamento e na comunicação, marca a percepção do tempo, condicionando a relação espacial, reinventando uma quarta dimensão mais veloz e efémera.
Na solidão dos volumes do mundo actual, por vezes há dias em que a comunicação só se efectua através de signos visuais geométricos. A geometria desempenha um papel social.
A geometria quer-se ao serviço do Homem enquanto parte integrante de um todo que se ambiciona transversalmente equilibrado.
É a geometria dos afectos.

A observação e registo dos elementos geométricos, que constituem a comunicação visual existente no meio envolvente, revela-se um excelente ponto partida para o desenvolvimento de actividades que permitam a abordagem da geometria de uma forma motivadora e ao mesmo tempo aplicada à resolução de problemas prementes no âmbito do método design.
Exemplos de actividades:
Estudo e recriação de sinais de trânsito, no âmbito da educação para a prevenção rodoviária;
Criação de sinais visuais de segurança, de identificação de serviços e ou circulação no espaço escolar;
Elaboração de mapas, plantas e maquetas tridimensionais.