27 maio, 2006

planificação da unidade de trabalho "O tangram oval"

O Ensino da Geometria nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Planificação da Unidade de Trabalho “A Embalagem”

EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA
6º ano de escolaridade

Trabalho de Grupo

CAMPOS DE INTERVENÇÃO

Equipamento

OBJECTIVOS GERAIS

Desenvolver a Criatividade
· Utilizar intencionalmente os elementos visuais e as suas interacções, para o enriquecimento da expressão e da recepção de mensagens visuais.

Desenvolver a Capacidade de Comunicação
· Interpretar e executar objectos de comunicação visual, utilizando diferentes sistemas de informação/representação;
· Ter em conta as opiniões dos outros, quando justificadas, numa atitude de construção de consenso como forma de aprendizagem em comum;
· Empregar adequadamente vocabulário específico.

Desenvolver o Sentido Crítico
· Emitir opiniões e discutir posições com base na sensibilidade, na experiência e nos conhecimentos adquiridos nos domínios visual e tecnológico.

Desenvolver Aptidões Técnicas e Manuais
· Executar projectos aplicando os materiais e técnicas escolhidas, tendo em conta as suas características;
· Executar operações técnicas com preocupação de rigor, segurança, economia, eficácia e higiene.

Desenvolver o Sentido Social
· Participar com empenhamento e competência nas tarefas produtivas do grupo, assumindo os seus saberes, opiniões e valores perante os dos outros, com abertura e sentido crítico;
· Respeitar normas democraticamente estabelecidas para a gestão colectiva de espaços de trabalho, de materiais e de equipamento de uso individual.

Desenvolver a Capacidade de Resolver Problemas
· Aplicar uma sequência lógica na resolução de problemas, avaliando constantemente situações e ideias, quer na organização de espaços, na recolha de informações ou na operacionalização dos projectos.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Espaço

Relatividade da posição dos objectos no espaço
· Utilizar correctamente, tanto na linguagem verbal como na linguagem gráfica, os conceitos: vertical, horizontal, oblíquo;
· Exprimir graficamente a relatividade das posições dos objectos e do seu próprio corpo.

Forma

Elementos da Forma
· Identificar os elementos que definem ou caracterizam uma forma: luz/cor, linha, superfície, volume, textura, estrutura;
· Compreender que a forma, o peso, o material, das coisas que cria ou escolhe para o servir, deve adequar-se à medida e à forma do corpo e à maneira de as utilizar.

Valor estético da forma
· Ser capaz de intervir para a melhoria da qualidade do envolvimento, criando formas, modificando-as ou estabelecendo entre elas novas relações.

Geometria

Formas e estruturas geométricas no envolvimento
· Entender «geometria» como «organização da forma».

Formas e relações geométricas puras
· Entender a geometria como princípio de economia que se traduz, por exemplo, na normalização de fabricos.

Operações constantes na resolução de diferentes problemas
· Identificar formas geométricas no envolvimento natural ou criado pelo homem;
· Utilizar traçados geométricos simples na resolução de problemas práticos;
· Compreender a utilização de instrumentos na execução de desenhos técnicos;
· Utilizar o material de desenho geométrico com preocupação de rigor;
· Traçado de rectas paralelas e perpendiculares;
· Construção de quadrados e rectângulos;
· Divisão do segmento de recta em partes iguais;
· Divisão da circunferência e 2, 3, 4, 5 e 6 partes iguais;
· Construção do triângulo equilátero, do quadrado, do pentágono e do hexágono inscritos na circunferência.

Luz/Cor

Natureza da cor
· Reconhecer a influência da luz, da textura ou da dimensão, na percepção da cor.

Material

Origem e propriedades
· Conhecer propriedades dos materiais;
· Utilizar processos de medição relacionados com a natureza dos materiais e objectos a medir.

Medida

Unidades de medida
· Utilizar instrumentos de medição (metro, transferidor, balança, dinamómetro, relógio, pirómetro).

Instrumentos de medição
· Escolher os instrumentos de medição em função das grandezas que pretende determinar;
· Reconhecer a conveniência das medições rigorosas, quer na recolha de informações, quer na execução dos trabalhos;
· Compreender as relações entre qualidade e medida.

Trabalho

Produção e organização
· Colaborar na planificação das diversas fases de estruturação de um trabalho;
· Preparar as condições necessárias ao trabalho a realizar (ferramentas e utensílios adequados, materiais, local de trabalho);
· Executar operações concertadas tendo em vista a obtenção do produto final.

Higiene e segurança
· Reduzir o perigo de acidentes (correcta utilização de máquinas e ferramentas, manutenção do local de trabalho limpo e arrumado, etc.);
· Posicionar correctamente o corpo na execução das operações técnicas.

ÁREAS DE EXPLORAÇÃO

Construções, desenho, pintura
· Desenvolver projectos dentro das várias áreas tendo em conta não só os aspectos científicos, estéticos e técnicos próprios de cada uma delas, mas também os conhecimentos adquiridos desde o início do 2º CEB.

ACTIVIDADES (metodologia)

Método de Resolução de Problemas

Situação
· Construção de um jogo didáctico.

Enunciado
· Elaboração de um Tangram.

Investigação
· Recolha de dados em revistas, livros, Internet, etc. sobre o tema (identificação de formas geométricas no envolvimento, para apresentação à turma);
· Organização, análise e selecção dos dados recolhidos.

Projecto
· Realização de esboços;
· Desenvolvimento da solução escolhida;
· Desenho rigoroso do Tangram Oval e memória descritiva (projecto).

Realização
· Execução do Tangram Oval.

Avaliação
· Testagem e avaliação do produto final.

MEIOS DE EXPRESSÃO

Técnicas
· Desenho;
· Corte;
· Pintura;
· Medição.

Materiais e utensílios
· Lápis;
· Borracha;
· Régua;
· Esquadro;
· X-acto;
· Cartão prensado;
· Tesoura;
· Tinta;
· Lápis de cor;
· Papel cavalinho;
· Afiador.

AVALIAÇÃO

· Observação e avaliação do processo de realização e do produto final.
· Observação da capacidade de resolução dos desafios propostos enquanto constroem figuras com o Tangram Oval.